Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
A mão espalmada simboliza a Paz

Apesar de terem poucos adeptos, o Jainismo e o Sikhismo são religiões importantes na Índia. O jainismo, tem cerca de 4 milhões de fiéis, concentrados principalmente no norte e no oeste do país. O sikhismo originou-se no Pendjab, onde vive a maioria dos 22 milhões de skhis. Ambos os credos procuram libertar os fiéis do ciclo da reencarnação, mas são diferentes em outras concepções. 

Khanda - este símbolo sikh é ladeado por duas espadas, os poderes espiritual e material. No centro, uma espada de duas lâminas representa a fé no deus único. O círculo, ou chacra, representa esse deus e a união da comunidade sikh.

Jainismo
Não há um deus supremo criador no jainismo. Os jainistas seguem a orientação de guias espirituais chamados jinas. Uma das mais importantes doutrinas desses mestres é a da não-violência, ou ahimsa. Esta revelou-se uma das idéias mais influentes e significativas do moderno pensamento indiano.
Leia mais sobre o Jainismo...

Parsvanatha é o vigésimo terceiro tirthankara, ou fazedor de vaus. Viveu em Varanasi, na Índia, por volta de 800 a.C., e é o objeto de devoção mais popular do jainismo.

O Guru Nanak foi fundador do sikhismo. Ele enfatiza a unicidade divina e o fato de todas as coisas terem sido criadas por Deus e dependerem dele.

Sikhismo
Os adeptos do sikhismo acreditam num deus único. Eles são minoria numa Índia predominantemente hindu, e várias vezes sofreram perseguições. Por isso, os sikhis desenvolveram forte senso comunitário e sustentam o direito de pegar em armas para se defenderem. Eles se empenham em compreender os hábitos alheios e em ajudar a qualquer pessoa necessitada.
Leia mais sobre o Sikhismo...

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.