Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
O que é Religião?

Religião é um conjunto de crenças e práticas, em geral associadas a um poder sobrenatural que molda ou dirige a vida e a morte do ser humano, ou um compromisso com idéias que tornam coerente a vida de uma pessoa. A adesão a uma religião significa a crença em uma força divina e a aceitação de uma certa orientação moral. As religiões também aglutinam comunidades com valores e objetivos comuns. Algumas são restritas a áreas geográficas específicas, mas outras como o hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo e islamismo, estão disseminadas por todo a mundo, com milhões de adeptos.

 

Compromisso Religioso

A religião é praticada em quase todas as comunidades humanas. Mesmo em lugares onde um religião foi formalmente proibida, as pessoas continuaram a cultuá-la secretamente. A que se deve isso? A religião oferece ao indivíduo um significado de vida além da realidade terrena, proporcionando explicações para ocorrências mais misteriosas da vida. Pessoas não espirituais, às vezes, consideram a religião como uma fuga da realidade. Mas as pessoas religiosas provavelmente replicam que ela é um meio de explicar o milagre da vida de um modo que a ciência não consegue. 
A religião pode proporcionar organização social e orientação moral, reforçando a estabilidade social e a segurança. Ela tem rituais para etapas importantes da vida, como o nascimento, o casamento e a morte.

 

Questões de vida e morte

As imagens do mundo também incluem relatos sobre o tempo, a natureza humana, o destino e os modos pelos quais os vivos podem continuar a cuidar dos mortos. Originalmente não havia qualquer crença em uma vida significativa após a morte. Quando muito, as pessoas acreditavam que uma sombra imprecisa continuaria a existir, mantida "viva" na memória de outros e dos descendentes. Isso significa que as grandes tradições religiosas do Ocidente e do Oriente estão fundadas em uma experiência das possibilidades deste corpo nesta vida. A crença de que haverá alguma espécie de continuidade após a morte (descrita de maneira variada em diferentes religiões) foi desenvolvida pelos nossos ancestrais através de suas descobertas no longo processo da exploração religiosas. 
O que de nós deve sobreviver é também descrito de muitos modos diferentes. Mas o que todas as religiões têm em comum é que elas protegem as informações que capacitam as pessoas a estabelecer objetivos de significação e valor, tanto nesta vida como após a morte. Toda essa informação precisa ser organizada, protegida e compartilhada. 

 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.