Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
A fé lida com o eterno e as verdades perenes, mas nenhuma religião se mantém sempre a mesma. A interpretação de textos sagrados se altera e as atitudes se adaptam às mudanças sociais. Às vezes ocorrem cisões, e fés tradicionais dão origem a novos grupos ou seitas. Ocasionalmente surge uma religião independente, com uma visão original da vida.

Hailé Selassié

Despertar religioso
Nos últimos 200 anos, novos movimentos religiosos floresceram. Nunca houve tanta diversidade de correntes religiosas como agora. O avanço das comunicações, desde as estradas de ferro do século 19 até os meios de comunicação atuais, fizeram com que novas idéias pudessem atravessar rapidamente grandes distâncias. Em conseqüência, religiões recém-surgidas no leste da Ásia se difundiram nos EUA, enquanto seitas cristãs norte-americanas ganharam muitos adeptos na Europa e em outras partes.
Velhas crenças, novas interpretações
Poucas religiões são totalmente novas. Geralmente o profeta ou fundador de uma "nova" fé combina uma visão pessoal com elementos de uma religião já existente. Em séculos recentes, cristianismo, budismo, hinduísmo e islamismo inspiraram novas fés ou seitas. Em países que receberam múltiplas influências culturais, como o Brasil, sincretismos e crenças originais enriquecem a experiência religiosa da humanidade.

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.