Reumatismo no Inverno
 

Entre tantos cuidados que se deve ter com o corpo durante o Inverno, um aspecto fundamental é com relação às articulações, sejam nas mãos, braços, pernas... Enfim, para citar todas as articulações, seria preciso elencar cada junta do corpo humano, que, especialmente nesta época do ano, sentem os efeitos da queda de temperatura.

No Brasil, estima-se que mais de 15 milhões de pessoas sofrem de problemas nas articulações, genericamente conhecidos por reumatismo. E os problemas não são poucos: dor na coluna, artrite, artrose (bico de papagaio), gota, tendinite, bursite, osteoporose, fibromialgia; e mesmo o fenômeno de raynaud, que consiste na diminuição do fluxo sanguíneo em alguns tecidos ou órgãos do corpo, especialmente mãos, ponta do nariz, lóbulos da orelha, mamilos e pés.

O que diferencia os meses de frio, também, é que diversos vírus comuns nesta época podem causar dores e até inflamações nas juntas, assim como nos músculos. Além disso, apesar de as pessoas da Terceira Idade apresentar uma tendência para reclamar de problemas nas articulações, devido ao desgaste gerado pelo tempo, a dor reumática não é exclusiva dos idosos.

Infecções na garganta provocadas pela bactéria estreptococo, por exemplo, que costumam atingir crianças entre 5 a 15 anos, podem causar um tipo de febre reumática nas articulações, afetando também o coração, o cérebro e a pele.

Afirmar categoricamente qual o pior ou o mais grave tipo de reumatismo não é tarefa fácil, pois, para cada um, varia a sua intensidade. Os especialistas, contudo, costumam colocar no topo dessa lista a fibromialgia, que se caracteriza por dores generalizadas no corpo e cansaço – que, embora agravada com o Inverno, está relacionada com o estresse.

Assim, quem sofre algum tipo de problema nas juntas deve estar esperto para cuidados básicos nesta época do ano, com o uso de agasalhos por todo o corpo e evitar ao máximo a umidade. Além disso, aqueles que já descobriram o exercício físico como importante aliado, devem manter a rotina, pois é muito benéfico o aumento do fluxo de sangue nos membros.

 
Data: 16/7/2008
 

VOLTAR

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.